Vantagens
Grande parte das grandes e médias indústrias do país deixaram de ser Consumidor Cativo e negociam livremente seus contratos de compra de energia junto a empresas geradoras e/ou comercializadoras, localizadas em qualquer parte do país. O mercado livre de energia representa mais de 25% de toda a energia elétrica consumida no Brasil.
As companhias que atuam em mercados competitivos já perceberam que operar no mercado livre significa um ganho que não pode ser desprezado, pois além da economia de custos de 10% a 40%, há o ganho da previsibilidade de custo.
O que é o Mercado Livre
ACL (Ambiente de Contratação Livre) ou Mercado Livre de Energia possibilita a livre negociação da compra e venda da energia elétrica através de contratos bilaterais.
Os consumidores de energia elétrica com demanda contratada igual ou superior a 500 kW, são considerados clientes potencialmente livres podendo comprar eletricidade gerada por fontes alternativas: PCH's, Eólicas, Biomassa, Biogás entre outras. Comprando energia destas fontes os consumidores poderão ter também descontos de 50% a 100% em suas tarifas de uso dos sistemas de distribuição (demanda).
Já os consumidores de energia elétrica com demanda igual ou superior a 3.000 kW que estiverem conectados em tensão igual ou superior a 69 kV, podem adquirir energia elétrica de qualquer fonte geradora.
A Lumina Energia realiza todo o serviço de migração para o mercado livre, atrelado à análise de mercado e obtenção do contrato de compra de energia mais aderente à necessidade do cliente, seguida da gestão contínua e representação perante a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).